segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

[CRÍTICA] THE WALKING DEAD - MID SEASON FINALE : O rumo que a oitava temporada pode tomar em 2018

Por Guilherme César
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
ALERTA DE SPOILERS (da série e da HQ)
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -




No último domingo (10 de Dezembro de 2017) o canal americano AMC apresentou o último episódio inédito do ano da nossa tão amada (e por vezes odiada) The Walking Dead. O episódio em questão marca o fim da metade da oitava temporada (MID SEASON FINALE). Como de costume em todas as séries americanas que começam em Outubro, há uma pausa (hiato) no inicio de Dezembro, dividindo as séries em duas partes e retornando em meados de Janeiro/Fevereiro. Deste modo, o episódio da MID SEASON FINALE tende a ser chocante e deixa um gancho para a próxima parte da temporada. É costumeiro uma morte assustadora ou um evento que coloca os personagens em xeque e isso aconteceu várias vezes nessas oito temporadas de TWD. Contudo, temos muito o quê falar deste episódio e principalmente desta temporada que têm sofrido pesadas criticas de fãs e especialistas.


Quem conhece meus textos, sabe que quase nunca venho aqui reclamar ou menosprezar uma série/filme. Até mesmo TWD eu vinha defendendo, pois acreditava na melhora que era prevista para a OITAVA TEMPORADA, o que infelizmente, nesses oito episódios de 2017, não aconteceu. Os produtores, desde o ano passado, têm dito que a intenção é aproximar ao máximo a série do produto original (a HQ de mesmo nome) ao qual ela é baseada. Porém, desde a sua estreia, mais de sete anos atrás, a produção da AMC tem tomado rumos diferentes, matando personagens em situações e contextos diferentes, salvando personagens e os modificando, alterando vilões, inserindo novos personagens que não vieram da HQ, e tudo isso gerou o temido efeito borboleta. Cada escolha tomada lá na primeira temporada desencadeou novas (e piores) escolhas que por sua vez impactam no momento atual. No inicio da SEASON 7 os produtores queriam minimizar isso e caminhar com o enredo no rumo ao qual a HQ seguia, o que seria ótimo, afinal a criação de Robert Kirkiman é muito boa. Entretanto, creio eu que as duras críticas sofridas no ano passada resultaram nas decisões atuais e aparentemente, no clima do elenco.
Não sei vocês, mas eu quando assisti aos episódios da temporada atual tive a sensação que muitos atores ali estão descrentes. Não sei se isso se deve a morte do dublê durante as gravações, mas o olhar dos atores mudou. Eles que sempre foram animados agora parecem que estão fazendo por pura obrigação. Notei isso no Norman Reedus (Daryl), no Chandler Riggs (Carl) e na própria Danai Gurira (Michonne). Talvez essa sensação venha do roteiro que não soube aproveitar os ótimos personagens que tinha, colocando-os para escanteio. Ou eles realmente estão perdendo a vontade de participar de um navio que ameaça afundar.
Partindo para a minha visão da temporada... Sabemos que TWD sempre teve um ritmo mais lento e todos os arcos eram instáveis, com momentos incríveis e episódios esquecíveis que pareciam encher linguiça. Só que desta vez tudo piorou. Os oito episódios da oitava temporada pareciam totalmente confusos. Personagens tomando decisões insanas, sem lógica, ação desenfreada (pedida pelos fãs) mas que muitas vezes não condizia com a situação, uma GUERRA TOTAL (um dos melhores arcos da HQ) totalmente mal adaptada, confusa e sem nexo. Salvamos a brilhante atuação de alguns atores, sobretudo do Jeffrey Dean Morgan que se mostrou um Negan incrível e que consegue melhorar até o pior dos episódios. Porém, outros momentos pareciam jogados, como a briga de ideologias de Rick e Daryl, com o Daryl se tornando irracional e ignorando todo o desenvolvimento do personagem nos anos anteriores. Um roteiro que deu voltas no mesmo ponto e que desenvolveu mal os personagens que precisa. Vemos um Eugene se tornando algo diferente das HQs e depois sendo levado a escolhas que podem redimi-lo. Personagens cegos por vingança, outros sumindo e se tornando figurantes. E talvez todos os episódios pudessem ser resumido em três horas, cortando diversos momentos esquecíveis.
E com tudo o que foi dito, chegamos ao episódio de ontem, que indicou a provável morte de Carl, depois de o personagem ter sido ótimo no episódio, salvando os moradores de Alexandria com inteligência e muita maturidade e ai a minha decepção começou. Amadureceram um personagem extremamente importante, que na HQ está caminhando para ser o novo líder. Carl é um dos protagonistas do arco posterior a GUERRA TOTAL, sendo indispensável para isso. Assim, depois de fazer várias merdas nas temporadas anteriores, o garoto finalmente passa a enxergar o mundo de outra forma e então é mordido (sem que vejamos) e colocado para morrer.
Podemos dizer que o ator Chandler Riggs possa ter desistido de renovar seu contrato e isso causou a morte prematura do garoto, infelizmente nenhuma informação foi confirmada. Porém, sabemos o quanto isso vai impactar no restante da temporada. Sem Carl, Rick perde parte de sua motivação, restando apenas a Judith (que não sobreviveu nas HQs) e na série é quase como um saco de batatas. Um bom ator é descartado no momento em que seu personagem ganharia mais destaque, sobretudo em seu relacionamento com Negan, que é importante para o desenrolar da trama. Nem consigo mascarar minha decepção. E mesmo existindo teorias de que a mordida que o jovem recebeu não era de fato de um zumbi e sim de um dos Sussurradores (grupo que veste a pele dos zumbis) e assim não seria infecciosa, creio que sua morte é certa. Agora, porque mata-lo?
                O motivo para a morte de Carl, ao meu ver, é o mesmo que sacramenta que não existe forma de realmente salvá-lo no próximo episódio. Nessa temporada vimos o Rick tomado pela raiva, um Rick cruel que matou e usou de todos os meios para destruir o Negan e em contraponto vemos seu filho enxergando a necessidade de algo diferente. Carl entendeu que a união dos Salvadores com as demais comunidades poderia render frutos e que a GUERRA não levaria a nada. Além de salvar o novo personagem Siddiq, mostrando que ainda existem pessoas que merecem ser salvas e que existe esperança. A morte de Carl e a carta escrita por ele serão sem dúvidas o gatilho que causará a mudança do Rick e até mesmo impedirá que o nosso protagonista mate o vilão. Nas HQs Negan não é morto ao fim da GUERRA TOTAL, ele é preso e os demais Salvadores sob o comando provisório de Dwight se aliam com as comunidades, criando uma rede de sobreviventes. Negan é preso por Rick e assim permanece por muito tempo, sendo útil na batalha contra os Sussurradores. Até então, na série não víamos lógica para salvar Negan e nem mesmo podíamos imaginar tal atitude de Rick, que está “sangue nos olhos”. Agora, tudo muda.


                Nos últimos episódios vimos Negan ser “humanizado” nos diálogos com o Padre Gabriel. Entendemos que é ele que impede que os Salvadores matem discriminadamente e talvez ele não seja tão mal assim. Aparentemente Carl também notou isso e no próprio episódio final é mostrada uma cena entre pai e filho, onde o garoto fala que talvez matar o vilão não seja o caminho. A misericórdia seria uma forma de guiar o mundo em uma direção melhor e nas primeiras cenas da temporada vemos Rick em lagrimas dizendo o mesmo, o que nos mostra que essa cena se passa após a morte de seu filho. Logo, Carl será a motivação para Rick se tornar um homem melhor e no fim, ser o líder das comunidades, como na HQ pós-guerra.
                  E se esse é o rumo que pretendem tomar, talvez seja melhor acabar a série na próxima temporada, antes que a lacuna deixada pelo Carl resulte em consequências ainda piores. Afinal, como os roteiristas se aproximarão das HQs sem o filho de Rick? Ele que é justamente o ponto mais importante dos próximos arcos? As HQs justamente têm caminhado para a possível morte de Rick, e agora? Sem Carl para substituí-lo, vão transformar o Negan em um líder do bem e arrependido que futuramente substituirá o Rick? Esquecendo totalmente do impacto da morte de Gleen (que na HQ ainda gera consequências)? Talvez os produtores tenham dado um tiro no pé. Podemos pensar que são roteiristas experientes e inteligentes, que facilmente teriam uma boa solução para esse dilema, mas o que tem sido apresentado ultimamente na série não nos deixa com esperanças de que alguma saída inteligente surja para consertar o aparente efeito borboleta.

                Posso estar enganado, mas creio que esse efeito ainda destruirá a série que amamos, distanciando ela cada vez mais das HQs que agora iniciam um novo arco. Os quadrinhos se aproximam do fim, segundo o seu criador, será que a série tomara outros rumos para “render mais”? Já não sei o que pensar, só sei que a mudança de Rick com a morte do filho é inevitável e talvez até o Negan mude com isso. Guardo com carinho esperanças de que essa oitava temporada não seja um fiasco e que o rumo que for tomado seja o melhor possível. THE WALKING DEAD volta em Fevereiro com os episódios inéditos da continuação da oitava temporada. Que os furos de roteiros acabem, AMÉM. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário