quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

[Recomendação – Anime - Filme] Kimi no Na wa – Vale muito a pena assistir


Por Guilherme César



   Hoje meu texto (como sempre depois de muito tempo) é uma dica de filme. Desta vez não darei spoilers, muito menos farei uma análise complexa, minha intenção é despertar em você que está lendo a vontade de assistir esse “anime movie” tão encantador.


“Kimi no Na wa” ou “Your Name” como é chamado no ocidente é um filme japonês em animação, do gênero romance/drama com pitadas de fantasia, lançado em 2016. O longa foi premiado pelo roteiro e sua bilheteria alcançou números excelentes, ganhando fãs e se saindo bem com a crítica. A premissa gira em torno de um casal de adolescentes que acorda numa bela manhã em corpos trocados. Algo clichê, mas acredite, nada é como você imagina. Abaixo a sinopse:


“Mitsuha Miyamizu (Mone Kamishiraishi) é uma jovem que mora no interior do Japão e que deseja deixar sua pequena cidade para trás para tentar a sorte em Tóquio. Enquanto isso, Taki Tachibana (Ryûnosuke Kamiki), um jovem que trabalha em um restaurante italiano em Tóquio, deseja largar o seu emprego para tentar se tornar um arquiteto. Os dois não se conhecem, mas estão direta e misteriosamente conectados pelas imagens de seus sonhos.”


Todos os clichês permanecem única e exclusivamente na sinopse e o cuidado de todos os textos que você possa ler sobre o filme é justamente por causa da beleza da trama que seria comprometida com um mínimo spoiler. Em suma, o filme possui uma leveza única ao tratar a troca de corpos e a rotina dos protagonistas, mostrando o desenvolvimento deles em um ritmo confortável e dando tempo para que você se apegue aos dois.
A animação é brilhante, o traço é encantador e até mesmo quem não curte animes o achará bonito. A trilha sonora é ótima, com músicas que casam perfeitamente com o enredo e o enredo é maravilhoso. O grande plot twist da trama muda completamente a percepção de quem está assistindo, sendo capaz de roubar lágrimas, dar aquele aperto no coração e nos deixar ansiosos com o desenrolar.
De forma encantadora, o longa trata de temas como destino, memórias, tempo e amor, mostrando o amadurecimento nítido dos protagonistas a cada troca de corpos, fazendo-os desenvolver uma bela amizade. Cada troca ocorre ao acordar, sendo feitas um dia sim, um dia não. Logo, o impacto da mudança de personalidade é sentido por todos que convivem com o casal de protagonistas que moram longe demais um do outro e não se conhecem pessoalmente.
Your name é um filme divertido, apaixonante e muito sensível, que nos apresenta de maneira doce o cotidiano de dois adolescentes com vidas totalmente diferentes e que se complementam. O crescimento deles vai muito além do que o clichê visto em filmes como “Sexta-feira muito louca” e “Se eu fosse você”. Ambos aprendem um com o outro de uma forma muito bonita e cativante.
O ritmo do filme não o torna cansativo e o carisma dos personagens faz com que seja fácil gostar deles. Ressalvo o cenário do vilarejo, que é lindo e muito bem feito. O contraste entre velho e novo, entre a tradição e a modernidade traçam um belo plano de fundo para a trama. Outro ponto que gostei muito foram os coadjuvantes, tantos os amigos de ambos, quanto à avó de Mitsuha, que tem diálogos incríveis. Todos acrescentam muito ao filme, contribuindo para que você se encante ao assistir.


O longa carrega em sua história uma bela simbologia, que remete a lenda chinesa do Akai Ito (o fio vermelho), uma linha vermelha que liga os casais de almas gêmeas, sendo a linha do destino. Essa linha tem a capacidade de se esticar e nos conecta a nossa alma gêmea, fazendo com que inevitavelmente sejamos levados até ela. Segundo a lenda “... não importa quantos relacionamentos tenhamos, pois só viveremos a “experiência do verdadeiro amor” com a pessoa que estiver na outra ponta do Fio Vermelho...”. Outro ponto muito interessante da simbologia do filme é o poder que o nome carrega, atrelando o conhecimento do nome de alguém as lembranças e nos mostrando o quão é importante guardar o nome daqueles que amamos.
Vale muito a pena assistir, mesmo que você não seja um fã de animes e nem da cultura oriental. O filme é deliciado, divertido e bonito. Com uma linda mensagem que nos ensina a acreditar no destino, mostrando que muitas coisas estão fadadas a acontecer, mas que muitas vezes elas são necessárias para guiar-nos até a felicidade. Também nos ensina que devemos seguir nossa intuição, seguir o nosso coração e que estamos todos conectados, pelo destino e pelas memórias.
Por ter de evitar os spoilers (para o seu bem) não pude me aprofundar na história nem na análise, mas fica aqui a recomendação. “Your name” conseguiu se tornar um dos meus filmes favoritos e tenho certeza que vai te encantar bastante. Caso se interesse, o filme está disponível na Netflix. Se eu tivesse que dar uma nota (de zero a dez), com toda certeza esse filme ganharia um 10 redondo. Então, o que está esperando? Vai lá assistir!






Akai Ito lenda do Fio Vermelho - Fonte: Saiba mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário