terça-feira, 20 de março de 2018

[Recomendação - Anime - Filme] Koe no Katachi – A Silent Voice


Por Guilherme César

-------- CONTÉM LEVES SPOILERS, MAS NADA QUE ATRAPALHARÁ SUA EXPERIÊNCIA ---------



          Mais uma vez venho aqui para recomendar uma linda animação japonesa, desta vez o belíssimo Koe no Katachi (A Silent Voice). Um filme de pouco mais e duas horas de animação que consegue surpreender e encantar a cada cena. Vale muito a pena assistir.


            O longa lançado em 2016 gira em torno de uma garotinha chamada Nishimiya Shouko que possuía deficiência auditiva. A trama se divide em duas partes, mostrando o passado, retratando um período do ensino fundamental dos personagens e o presente, onde todos já são adolescentes. Por causa de sua surdez, a doce Shouko sofre bullying, ou como é dito no filme, ela é intimidada por seus colegas de classe. No início todos tem pena dela, mas ao longo dos dias um grupo de personagens começa a desenvolver um leve ciúmes que se transforma em um pesado bullying. Dentre os intimidadores está Ishida Shouya, um garoto que desde o inicio se choca com a situação da nova colega de classe e por não entendê-la, começa a intimidá-la. A gravidade de seus atos faz com que a menina saia da escola e aí temos a primeira grande reviravolta.
          
  Com a saída de Nishimiya as consequências dos atos das crianças recaem sobre a turma e tudo se volta contra Shouya. O garoto acaba levando toda a culpa e sente na própria pele todo o peso do bullying que praticou, sendo levado a uma vida miserável de solidão e arrependimento.
   O filme é um drama extremamente delicado e repleto de reviravoltas que fala de forma sensível sobre amizade, bullying, preconceito e suicídio. Olhando assim pode parecer algo extremamente pesado, mas acredite, a história é linda e lhe arrancará várias lágrimas.
            Também temos leves pitadas de romance, mesmo que a parte romântica não seja concretizada – o que é o ponto frustrante da trama - , e também é o ponto que mais nos deixa com um gostinho de “quero mais”, ansiando por uma continuação só para ver se um certo casal ficará junto.


            A animação é linda, não tem como reclamar, os personagens são extremamente carismáticos e profundos, sendo perceptíveis as motivações até mesmo dos coadjuvantes, mostrando vários lados de uma mesma história. Retratando com sutileza um tema tão necessário que precisamos nos atentar, que é o bullying e suas consequências. E claro, ensinando muito sobre empatia sobre as relações humanas.
            Um filme que vai te fazer chorar, rir e obviamente te fará se arrepender de julgar previamente alguns personagens. Com uma linda mensagem que nos diz que nunca é tarde para mudarmos e nos arrependermos e que ser gentil com aqueles ao nosso redor é a melhor forma de vivermos. Afinal, todos travam suas próprias batalhas diárias e nunca sabemos o que se passa dentro de alguém.
            Confesso que me segurei em alguns cenas para não chorar e terminei o filme querendo mais. Tanto a estética, quanto a história são incríveis, um longa doce e sutil sobre um tema tão pesado e cruel. Volto a dizer, vale muito a pena assistir, mesmo que você não seja do tipo que gosta de animações orientais. Tão bom quanto Kimi no na wa – citado em posts anteriores – Koe no Katachi é aquele filme que te faz repensar em todas as vezes que você criticou ou importunou alguém, frisando que o bullying é sim coisa séria e que pode destruir vidas. Assista, recomende para os amigos e emocione-se.
            Se interessou? Você encontra este filme completo no YouTube, legendado em pt br e também em alguns sites para download em ótima qualidade. O que está esperando? Corre lá e depois venha aqui comentar.






Nenhum comentário:

Postar um comentário